<< Anteiror Início Próximo >>

TENNESSEE WILLIAMS



Thomas Lanier Williams, nasceu em Columbus, Missouri, Estados Unidos, em 26 de março de 1911. Batizado como Thomas Lanier Williams, a própria escolha de seu pseudônimo representa um recuo no passado. Em 1914, foi viver em St. Louis, Mississípi, para acompanhar o pai. Ali, por causa de seu

sotaque sulino, os amigos lhe deram o apelido de "Tennessee". Em homenagem à sua origem, bem como ao sobrenome dos pais, ele passou a se assinar Tennessee Williams. Depois de estudar em diversas universidades, trabalhou por algum tempo numa fábrica de sapatos e em 1938 licenciou-se em arte dramática pela Universidade de Iowa. Tornou-se conhecido do público com "The Glass Menagerie" escrita em 1944, e traduzida como "À margem da vida", estudo sobre a decadência de uma família aristocrática do sul dos Estados Unidos, cenário habitual de suas obras. A atmosfera de cortesia hipócrita que dissimula a brutalidade das relações humanas é uma constante nas peças de Tennessee Williams. Brilhantes exemplares do gênero dramático americano conhecido como "tragédia do homem comum". Blanche Du Bois, de "Um bonde chamado desejo", é a própria imagem da decadência e um dos personagens mais pungentes da história do teatro. O tom simbólico dessa peça tornou-se mais agressivo e direto no drama, que lhe valeu o primeiro Prêmio Pulitzer, A Streetcar Named Desire (1947; Um bonde chamado desejo). O relativo fracasso do romance The Roman Spring of Mrs. Stone (1950; A primavera romana da senhora Stone) e da comédia alegórica Camino Real (1953) induziram-no a retornar à temática anterior, e nos anos seguintes publicou uma série de obras, como Cat on a Hot Tin Roof (1955; Gata em teto de zinco quente), Suddenly Last Summer (1958; De repente no último verão) e Sweet Bird of Youth (1959; Doce pássaro da juventude), notáveis pela atmosfera passional e a exposição crua de conflitos sexuais e sociais. Com The Night of the Iguana (1961; A noite do Iguana), cujo argumento descreve a busca da paz espiritual no México por um padre alcoólatra, Williams esboçou uma evolução estilística que no entanto foi truncada. Distúrbios nervosos, o alcoolismo e o uso indiscriminado de tranqüilizantes distanciaram Williams da literatura e levaram-no a um colapso em 1969. Suas obras posteriores não tiveram a originalidade nem o sucesso das anteriores.

Tennessee Williams escreveu ainda dois romances, ensaios, poesia, roteiros cinematográficos, contos e uma autobiografia. Morreu em Nova York, em 25 de fevereiro de 1983.

Dele o Teatro de Amadores de Pernambuco encenou "À margem da vida", com uma tradução de Ester Mesquita, direção de Hermilo Borba Filho, estreando no Teatro de Santa Isabel, no dia 7 de junho de l961.