<< Anteiror Início Próximo >>

WILLIAM SHAKESPEARE
(1564-1616)


William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Warwickshire, onde foi batizado em 26 de abril de 1564. Seu aniversário era tradicionalmente comemorado em 23 de abril. Fez seus primeiros estudos provavelmente na cidade natal e, aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. Suas atividades durante o decênio

seguinte permanecem obscuras, pois a primeira referência a seu prestígio como dramaturgo data de 1592. Provavelmente escrevia para o teatro desde três anos antes. Poeta nacional da Inglaterra e maior dramaturgo da literatura universal, Shakespeare escreveu suas obras para um pequeno teatro de repertório, no final do século XVI e início do XVII. Quatrocentos anos mais tarde, suas peças ainda encantavam platéias em todo o mundo e são, freqüentemente encenadas mais do que as de qualquer outro autor teatral. Destacam-se as grandes tragédias: Hamlet (1600-1601), Othello (1604-1605), King Lear (1605-1606; Rei Lear) e Macbeth (1605-1606), obras em que o magistral estudo psicológico dos protagonistas é realçado pelo equilíbrio com que o autor apresenta os outros personagens e pelo perfeito contraponto entre os diálogos e monólogos, obras-primas de linguagem poética. Macbeth é a única peça de Shakespeare aparentemente relacionada à situação histórica da Inglaterra do século XVI. O regicídio, considerado então o pior dos crimes, é o tema central, tratado de forma extremamente poética.
Um comentário importante:
"Ao fim de 23 anos de existência ininterrupta, após haver enfrentado graves responsabilidades artísticas ao encenar grandes obras do repertório universal, o TEATRO DE AMADORES DE PERNAMBUCO monta e representa, pela primeira vez, uma obra de Shakespeare, ao ensejo da passagem do 4* Centenário do seu nascimento, data a que não devia ficar indiferente. Constitui esse fato uma pública demonstração do respeito, quase temor, que sempre lhe inspirou Shakespeare, pela altitude incomparável do seu gênio dramático e pelas inúmeras dificuldades de montagem de suas obras." Valdemar de Oliveira no programa da peça.

O Teatro de Amadores de Pernambuco, de sua autoria encenou "Macbeth", numa tradução de Manoel Bandeira, adaptação de Zbigniv Ziembinski, e com direção de Milton Baccarelli. Sobe à cena no Teatro de Santa Isabel no dia 10 de julho de l964.