Uma das mais completas figuras femininas, do quadro do Teatro de Amadores de Pernambuco. Destaca-se, não somente nos papeis trágicos, como naqueles onde a graça exige talento, predicado que não lhe falta. Conhece e estuda os segredos do Teatro, firmando-se, entre suas companheiras, como expressão de reconhecida capacidade. Quando resolveu seguir a difícil tarefa de "Diretora", já não contava ao seu lado, com Dr. Valdemar, como costumava chamá-lo, embora sempre acompanhasse o "você" durante o resto da conversa. E tudo isso tem um lado emocional e de profundo valor na vida do TAP e dela própria. Foi ele, o Dr Valdemar, em seu leito, pouco antes de nos deixar, quem pediu e obteve resposta positiva para montar, dirigindo, Yerma, de Garcia Lorca. Promessa que ela soube, não somente respeitar e cumprir, porem comprovou o quanto acertadamente estava Valdemar de Oliveira, quando, mais uma vez, insistia em tê-la como diretora no Teatro de Amadores. E o Recife saiu mais uma vez ganhando.

Com sua direção o Teatro de Amadores de Pernambuco levou à cena:

"YERMA",
de Garcia Lorca, com tradução de Cecília Meireles, estreou no Teatro Valdemar de Oliveira, no dia 3 de março de 1978.

"JOGOS NA HORA DA SESTA",
de Roma Mahieu, com tradução de Eduardo San Martin, foi encenada pela primeira vez no Teatro Valdemar de Oliveira, dia 29 de novembro de 1979.

"A PROMESSA",
do pernambucano Luiz Marinho, subiu à cena do dia 6 de outro de 1983, no Teatro Valdemar de Oliveira.

"AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT",
de R.W. Fassbinder, com tradução de Millôr Fernandes, foi levada à cena no dia 16 de janeiro de 1987. no Teatro Valdemar de Oliveira. tendo Geninha como sua assistente Maria Matoso.

"A ESTRADA",
do pernambucano Luiz Marinho, é dividida em 3 atos, sendo que, cada um deles, representa uma história dos romeiros de "Padim Ciço", O primeiro ato "Drama", com direção de Renato Phaelante

; no segundo "Tragédia" com direção de Geninha da Rosa Borges e no último a "Comédia", com direção de Rogério Costa. O espetáculo se realizou no Teatro Valdemar de Oliveira,estreando no em janeiro de 1995.
Geninha da Rosa Borges

<< Anteiror Início Próximo >>

Jogos na Hora da Sesta

A Estrada

A Promessa

As Lágrimas Amargas de Petra Van Kant