Uma das maiores
figuras do cenário teatral do Nordeste, com muitas passagens pelo Sul
onde pôde mostrar a sua imensa capacidade ao lidar com o Teatro. Iniciou
no Teatro de Amadores de Pernambuco na peça "A exilada" no
papel do Príncipe Leopoldo, e por anos a fio prestou sua notável
colaboração, de que muito se orgulha o TAP, de contar com o
seu nome em seus quadros como ator, tradutor e como Diretor, sem esquecer
sua enorme contribuição na montagem de "A comédia
do coração", na iluminação ao lado de Rosa
Turkof esposa do Diretor do espetáculo Zingmund Turkof.
Homem de enorme bagagem de conhecimento de teatro, apaixonada pelo popular,
talvez pela sua origem interiorana, tinha a visão de levar o Teatro
ao povo e não procurar trazê-lo ao Teatro. Memoráveis
polêmicas travaram, em época onde a polêmica era o charme
jornalístico, com Valdemar de Oliveira, o que levou muita gente (coitados)
a julgar que ele havia brigado com seu amigo. Enquanto os tiros eram disparados
pelos dois, um em cada trincheira defendendo o seu ponto de vista, e ambos
defendendo o teatro, sua casa era constantemente visitada pelo Reinaldo de
Oliveira, onde o jogo de "gamão" corria solto até
de madrugada, enquanto Fernando, fazia sessões de hipnose. Quando perguntavam
como ia a situação entre os dois Reinaldo dizia - Grandes inimigos
íntimos. E eram assim. O respeito de um pelo outro era profundo e permanente.
Durante o tempo em que foi jornalista da Revista Visão assim se pronunciou
sobre o TAP "Excelência de conjunto, um dos de maior equilíbrio
do Brasil, além de possuir uma honestidade artística impar."
Quando Hermilo foi para o Sul, com bagagem cheirando a definitivo, Valdemar
lhe escreveu para que ele voltasse, que o Recife precisava dele e que ainda
tinham muito a brigar, em benefício do nosso Teatro. Lutou e de tanto
lutar Hermilo volta para assumir Cadeira de História do Teatro, na
Universidade, que o dedo de Valdemar soube tecer, para que o Recife não
perdesse um elemento tão lutador e de tanto valor. Como autor destacou-se
no cenário Nacional com as peças "A barca de Ouro",
"O vento e o mundo", "A bomba da Paz" tendo deixado sua
marca, na história do Teatro em Pernambuco com sua participação
no Teatro Estudante e no Teatro Popular do Nordeste. Fundou com Alfredo de
Oliveira e Graça Melo o Teatro de Arena.
Como ator no TAP trabalhou em "A exilada", "Oriente e Ocidente","A
evasão", "O instinto", "O leque de Lady Windermere",
"e "O homem que não viveu", além de ter participado
de dos remontes de "Primerose" (1944), "Um mulher sem importância"(1944).
Como Diretor assim se expressou: "Eu estava bastante ligado do TAP -
que ví nascer - e com quem colaborei nos primeiros anos para sentir-me,
ao mesmo tempo, honrado e satisfeito em aceitar o convite para dirigi-lo.
E quis a fortuna que fosse precisamente com a peça que há muito
tempo desejava encená-la.". Assim dirigiu: "Seis personagens
à procura de autor", de Luigi Pirandello "Onde canta o sabiá",
de Gastão Tojeiro; "Living-room" de Grahan Greene "À
Margem da Vida" de Tennesse Willians..